EXPOSIÇÃO de lançamento:
"eu não gosto de boneca"
pela escritora, Méroli Habitzreuter
A iniciativa "eu não gosto de boneca" traz a proposta de criar interfaces entre: palavra e imagem, por meio de produções literárias contemporâneas (microcontos) e releituras (ilustrações).
Unindo também em uma laço existencial: escritora e artista visual, em uma simbiótica troca de perspectivas.
Com o objetivo de intervir no espaço urbano, seja físico ou virtual e estimular o acesso a uma estética contemporânea através de processos híbridos de criação, provocando um diálogo reflexivo junto ao público.
As narrativas literárias abordam a condição feminina sob a ótica das bonecas, observando as subjetividades que envolvem os padrões assumidos pela mulher na contemporaneidade.
Estas que são divinamente, reforçadas pelas ilustrações, que em uma mistura do desenho e da pintura, abusam da linguagem que remete ao cartum e ao grafite, em divertidas narrativas com personagens arquetípicos da condição feminina.
"... Abre a tampa, pega na mão. Estica feito elástico. Arruma o saiote, gira meia-volta. Na ponta do pé, mostra a calcinha rendosa, empina o colo sobre as beiradas. Uma, duas, três voltas. Ergue os braços, abre as pernas. Rodopia na tampa do porta-joias. Pega na mão, esfrega, excita. Fecha a tampa, a luz acaba. Acaba a vida."
(Trecho do microconto "Boneca dançarina",
do livro "Boa noite ao tempo", pg. 95)
"... Ela levantou a cabeça e mostrou que não era uma boneca de porcelana, mas que podia ser quebrada várias vezes e que sempre conseguia se juntar sem perder nenhum dos pedaços".
INÉDITA
LITERÁRIA/MISTA
ITINERANTE
TEMPORÁRIA
TEXTO:
10 Microcontos
(do livro “Boa noite ao tempo”)
narrativa contemporânea
e feminina
por, Méroli Habitzreuter
ILUSTRAÇÕES:
10 ilustrações
tamanho A4
coloridos & Preto e branco
feitos à mão
utilização de giz de cor,
canetas e canetinhas
releituras dos microcontos
por, Sílvia Teske