top of page

Mosaicos romanos de 2 mil anos foram encontrados na Turquia


Sempre tive vontade de aprender a arte dos mosaicos. Além de considerá-los encantadores e de extrema beleza, aprecio muito o processo meticuloso da sua produção, onde é necessário uma boa dose de paciência, habilidade manual e concentração.

A própria etimologia da palavra mosaico, de origem grega, onde significa "obra paciente, digna das musas", denuncia o motivo pelo qual, os clássicos acreditavam que que esta arte era inspiração advinda delas. A origem dos mosaicos é muito antiga: Creta, Mesopotâmia, Grécia e Roma.

Cada cultura desenvolveu a sua forma de aplicação (lugar e função). Os romanos inicialmente o utilizavam apenas nas paredes e nos tetos, com medo de que se fossem colocados no chão iriam se deteriorar. Quando descobriram a resistência do material e passaram a utilizá-los também no chão, o mosaico passou a ser o principal elemento decorativo dos espaços arquitetônicos públicos e privados.

Na Roma Antiga, era frequente o uso para decorar casas de banho e residências de pessoas ricas e influentes, para refletirem aos visitantes as suas posses. Quando a sede do império foi transferida para a Itália, passou-se a usar o mosaico também em mausoléus, basílicas e igrejas.

A sua alta resistência fez com que muitas destas obras de arte fossem preservadas e descobertas após anos de sua utilização. Hoje muitos estão expostos em sítios arqueológicos e museus. Imaginem quantos ainda não foram descobertos.

Na antiga cidade de Zeugma, na Turquia os arqueólogos descobriram três novos mosaicos romanos de vidro, com aproximadamente 2000 mil anos. Quem fez o anúncio, foi o diretor do projeto de escavações e professor da Universidade de Ancara, Kutalmış Görkay. Este local, quase foi destruído no ano 2000, quando o governo começou a construir uma represa nas proximidades.

"Eles eram produtos da imaginação do dono da casa", contou o chefe das escavações Kutalmis Görkay. "Não era como escolher a partir de um catálogo. Eles pensavam em cenas específicas para causarem impressões específicas", conta o arqueólogo. Por exemplo, se você estivesse no nível intelectual de discutir literatura, poderia selecionar uma cena com as Três Musas".

No Brasil, encontramos mosaicos decorando igrejas, residências, monumentos, locais públicos e privados. A maioria destes trabalhos foram realizados por artistas europeus. Embora existam mosaicistas brasileiros de muito talento: Rodrigo de Haro, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tomie Ohtake.

Particularmente, guardo uma paixão pelos mosaicos islâmicos, que sofre uma grande influência do mosaico bizantino. Mas este assunto fica para um próximo post!

Destaque
Tags
bottom of page