AACSP recebe Título de Mérito Institucional na Câmara de Vereadores de Guabiruba
"A cultura não deve sofrer nenhuma coerção por parte do poder, político ou econômico, mas ser ajudada por um e por outro em todas as formas de iniciativa pública e privada conforme o verdadeiro humanismo, a tradição e o espírito autêntico de cada povo." Papa João Paulo II
Em comemoração ao 54 anos do município de Guabiruba (cidade onde nasci e cresci), a Câmara de Vereadores realizou nesta última quarta-feira (08) sessão solene de entrega de títulos, honorário, benemérito e mérito institucional.
O vereador Luciano Schlindwein, indicou a Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP) como entidade cultural a ser homenageado com o Título de Mérito Institucional, honraria recebida pelo então presidente da Associação, Marcelo do Nascimento.
A AACSP , desde 1991, investe em disseminar atividades culturais. A entidade já teve a oportunidade de mostrar os seus trabalhos em diversas atividades, festas e eventos do território catarinense, sempre levando consigo o nome de Guabiruba e encantando milhares de pessoas.
A cada dois anos a entidade promove a apresentação teatral: Paixão e Morte de um Homem Livre, que já contabilizou em suas apresentações um público maior que 10 mil pessoas. Todos os atores são voluntários e chegam a uma marca de mais de 300 colaboradores, as encenações são realizadas em uma cidade cenográfica a céu aberto e é uma das maiores e mais belas do gênero, do país.
Também são mantidos os grupos de dança folclorística: Alle Tanzen Zusammem (dança típica alemã), recentemente primeiro colocado no 1º Festival de Danças Folclóricas Alemãs, Italianas e Polonesas e o Tutti Buona Gente (dança típica italiana), também premiado no concurso com a prata.
Desde pequena tenho a oportunidade de participar das atividades da Associação, primeiro junto à minha família, que acompanhava pelas ruas PeterStrassen (bairro onde nascemos: eu e a Associação) a via-sacra onde caminhavam as pessoas ao lado do caminhão que seguia encenando a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Depois eu e meus irmão começamos a fazer parte do elenco da peça e em 2011, entrei para a equipe técnica e iniciei minha jornada na diretoria da Associação.
É com grande felicidade que hoje vejo esse trabalho sendo homenageado pela Câmara de Vereadores da nossa cidade, com certeza, é uma das parcerias que vem dando certo, entre poder público e entidade cultural.
Que venham, novos e encantadores trabalhos, que ainda nascerão dessa união de voluntários, amantes da arte e além de tudo: Guabirubenses!